A Matemática é uma ciência que relaciona a lógica com situações práticas habituais. Ela desenvolve uma constante busca pela veracidade dos fatos por meio de técnicas precisas e exatas. Ao longo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada, prosseguindo em constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos.
Matemática: Uma ciência aplicada
É considerada uma das ciências mais aplicadas em nosso cotidiano. Um simples olhar ao nosso redor e notamos a sua presença nas formas, nos contornos e nas medidas. As operações básicas são utilizadas constantemente, e os cálculos mais complexos são concluídos de forma prática e adequada de acordo com princípios matemáticos.
Relação com as outras disciplinas
Possui uma estreita relação com as outras ciências, que buscam nos fundamentos matemáticos explicações práticas para suas teorias. Dizemos que a Matemática é a ciência das ciências.
Determinados assuntos ligados à Química, Física, Biologia, Administração, Contabilidade, Economia, Finanças, entre outras áreas de ensino e pesquisa, utilizam as bases matemáticas para estabelecer resultados concretos e objetivos.
Áreas de estudo e conteúdos
Atualmente a Matemática é subdividida para facilitar o seu aprendizado. Podemos organizá-la da seguinte forma:
- Aritmética
- Álgebra:
- Conjuntos Numéricos
- Equações
- Equações Algébricas
- Funções
- Sistemas Lineares
- Progressões
- Análise Combinatória
- Probabilidade e Estatística
- Matemática Financeira
- Trigonometria
- Geometria:
- Plana
- Espacial
- Analítica
Histórico
A palavra Matemática tem origem grega e significa “aquilo que se pode aprender”. Essa ciência estuda quantidade e formas e possui uma linguagem própria para representação.
A história da Matemática remete à história da própria humanidade. Isso porque os registros mais antigos encontrados sobre essa ciência datam de 2400 a.C. Podemos considerar que ela é uma ciência exata que foi desenvolvida para solucionar problemas relacionados com o cotidiano.
Vários estudiosos e cientistas contribuíram para o progresso da Matemática, a saber:
- René Descartes: desenvolveu a Geometria Analítica, que está relacionada com a álgebra e a geometria;
- Euler: criou a chamada relação de Euler (V + F – A = 2), que é utilizada para calcular o número de faces, vértices e arestas de um poliedro;
- Wilhelm Schickard: contruiu uma calculadora mecânica que realiza cálculos numéricos com as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).
Ao longo dos séculos, a Matemática aprimora-se para solucionar desafios. Por meio da formulação de leis, que podem ser propriedades ou teoremas, obtivemos diversas fórmulas que facilitam os cálculos do dia a dia. Veja alguns exemplos:
- Propriedade comutativa: A ordem dos fatores não altera o produto ou a ordem das parcelas não altera a soma.
- Propriedade distributiva: A multiplicação de um número por uma soma ou subtração é igual ao produto desse número por cada parcela.Regra geral: a . (b + c) = a . b + a . c
- Teorema dos números primos: Esse teorema garante a existência de infinitos números primos. Os números desse tipo são divisíveis por um e por ele mesmo.
Exemplo: Conjunto de números primos: NP = {2, 3, 5, 7, …}
A Matemática hoje é ensinada desde os primeiros anos escolares. Seu estudo pode estender-se até a faculdade para aqueles que optarem por cursar Engenharia, Economia, Matemática, entre outras ciências da área de exatas.
Talvez as palavras de Richard P. Feynman possam traduzir o significado do que é a Matemática:
"A matemática não é apenas outra linguagem:
é uma linguagem mais o raciocínio;
é uma linguagem mais a lógica;
é um instrumento para raciocinar".
é uma linguagem mais o raciocínio;
é uma linguagem mais a lógica;
é um instrumento para raciocinar".
Os textos dispostos logo mais abaixo trazem definições e conceitos breve sobre os diversos assuntos estudados na Matemática. Não deixe de conferir! Bons Estudos!